sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

HOJE É SÁBADO 01 DE FEVEREIRO DE 2020: TEMA DO DIA SÁBADO DA III SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: QUEM É ESTE A QUEM ATÉ O VENTO E O MAR OBEDECEM?

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado 01 de fevereiro de 2020

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA III SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Segundo Livro do Profeta Samuel: 1 O Senhor mandou o profeta Natã falar com Davi. Natã se apresentou e disse a Davi: «Havia dois homens numa cidade: um era rico e o outro era pobre. 2 O rico tinha muitos rebanhos de ovelhas e bois. 3 O pobre tinha só uma ovelha, uma ovelhinha que ele havia comprado. O pobre a criava e ela foi crescendo com ele, com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo de sua vasilha e dormindo no seu colo. Era como filha para ele. 4 Ora, chegou uma visita à casa do homem rico, e este não quis pegar nenhuma de suas ovelhas ou vacas para servir ao viajante que o visitava. Então ele pegou a ovelha do homem pobre e a preparou para a sua visita. 5 Davi ficou furioso contra esse homem, e disse a Natã: «Pela vida do Senhor, quem fez isso merece a morte. 6 Por não respeitar o que pertencia a outro, deverá pagar quatro vezes o valor da ovelha. 7 Então Natã disse a Davi: «Pois esse homem é você mesmo! Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu ungi você como rei de Israel. E eu o salvei de Saul. 10 Pois bem! A espada nunca mais se afastará de sua família, porque você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o heteu, para se casar com ela. 11 Assim diz o Senhor: Eu farei com que a desgraça surja contra você de dentro de sua própria casa. Pegarei suas mulheres e as darei a outro diante de seus olhos, e ele dormirá com suas mulheres debaixo da luz deste sol. 12 Você agiu às escondidas, mas eu farei tudo isso diante de todo o Israel e em pleno dia. 13 Davi disse a Natã: «Pequei contra o Senhor. Então Natã disse a Davi: O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. 14 Mas, por ter ultrajado o Senhor, com seu comportamento, o filho que você teve morrerá. 15 E Natã foi para casa. O Senhoré atingiu o menino que a mulher de Urias dera a Davi, e o menino ficou gravemente enfermo. 16 Davi suplicou o Senhor pelo menino, jejuou, ficou perto dele, e passou a noite prostrado no chão. 17 Os anciãos de sua casa tentaram erguê-lo, mas ele recusou e não quis comer nada com eles – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Samuel 12, 1 – 7. 10 – 17

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 50(51), 12 – 13. 14 – 15. 16 – 17 (R. 12a)
REFLEXÃO: Criai em mim um coração que seja puro!

1. Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Não me rejeites para longe da tua face, não retires de mim teu santo espírito. – R.

2. Devolve-me o júbilo da tua salvação, e que um espírito generoso me sustente. Vou ensinar teus caminhos aos culpados, e os pecadores voltarão para ti. – R.

3. Livra-me do sangue, ó Deus, ó Deus, meu salvador! E a minha língua cantará a tua justiça. Senhor abre os meus lábios, e minha boca anunciará o teu louvor. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos - 35 Nesse dia, quando chegou a tarde, Jesus disse a seus discípulos: «Vamos para o outro lado do mar.» 36 Então os discípulos deixaram a multidão e o levaram na barca, onde Jesus já se encontrava. E outras barcas estavam com ele. 37 Começou a soprar um vento muito forte, e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já estava se enchendo de água. 38 Jesus estava na parte de trás da barca, dormindo com a cabeça num travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: «Mestre, não te importa que nós morramos?» 39 Então Jesus se levantou e ameaçou o vento e disse ao mar: «Cale-se! Acalme-se!» O vento parou e tudo ficou calmo. 40 Depois Jesus perguntou aos discípulos: «Por que vocês são tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?» 41 Os discípulos ficaram muito cheios de medo e diziam uns aos outros: «Quem é esse homem, a quem até o vento e o mar obedecem?» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 4, 35 – 41

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Vamos para o outro lado do mar. Começou a soprar um vento muito forte, e as ondas se lançavam dentro da barca, Jesus estava na parte de trás da barca, dormindo com a cabeça num travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: Mestre, não te importa que nós morramos Então Jesus se levantou e ameaçou o vento e disse ao mar: «Cale-se! Acalme-se!» O vento parou e tudo ficou calmo. Já Pensou. Nisso?
Existem muitas coisas na nossa existência que nos deixam com medo, desde coisas simples, como o medo de insetos inofensivos, até coisas verdadeiramente terríveis, que podem em questão de segundos aniquilar a nossa vida, como é o caso de terremotos ou guerras nucleares. Além disso, temos os nossos fantasmas que criamos e que nos metem medo, como por exemplo o medo de escuro ou de almas do outro mundo. Mas existem pessoas que possuem também um medo muito grande do próprio Deus, e isso acontece porque não foram capazes de descobri-lo como amor e de buscarem um relacionamento amoroso com ele, fazendo do próprio Deus um fantasma a mais nas suas próprias vidas.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA 31 DE JANEIRO DE 2020: TEMA DO DIA SEXTA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: O REINO É COMO UMA SEMENTE DE MOSTARDA, QUE É A MENOR DE TODAS AS SEMENTES DA TERRA. MAS, QUANDO É SEMEADA, A MOSTARDA CRESCE E TORNA-SE MAIOR QUE TODAS AS PLANTAS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivifique-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro de Samuel – 1 Na mudança do ano, quando os reis costumavam sair para a guerra, Davi mandou Joab, seus guerreiros e todo o Israel. Eles foram, massacraram os amonitas e sitiaram a cidade de Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém. 2 Numa tarde, levantando-se da cama, Davi, foi passear no terraço do palácio real. Do terraço, ele viu uma mulher tomando banho. Ela era muito bonita. 3 Davi mandou colher informações sobre essa mulher. Disseram-lhe: «Ela é Betsabéia, filha de Eliam e esposa de Urias, o heteu!» 4 Então Davi mandou emissários para que a trouxessem. Betsabéia foi e Davi teve relações com ela, 5 Em conseqüência disso, Betsabéia concebeu, e mandou dizer a Davi: «Estou grávida!» 6 Então Davi mandou dizer a Joab: «Mande que Urias, o heteu, venha falar comigo». E Joab mandou Urias até Davi. 7 Quando Urias chegou, Davi lhe perguntou como iam Joab, o exército e a guerra. 8 Depois disse a Urias: «Vá para casa e lave seus pés». Urias saiu do palácio e recebeu um presente da mesa do rei. 9 Entretanto, Urias não foi para casa: dormiu na porta do palácio com os guardas do seu senhor. 10 Informaram então a Davi: «Urias não foi para casa». 13 Davi convidou Urias para comer e beber em sua presença, e o embriagou. Pela tarde, Urias saiu e foi deitar-se no mesmo lugar em que dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa. 14 Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta para Joab e a mandou por meio de Urias. 15 Na carta, ele mandava: «Coloque Urias no lugar mais perigoso da batalha e retirem-se, deixando-o sozinho, para que seja ferido e morra». 16 Joab estava cercando a cidade e colocou Urias no lugar onde sabia que estavam os guerreiros mais valentes. 17 Os que estavam defendendo a cidade saíram para atacar Joab, e do exército morreram alguns da guarda de Davi. E morreu também Urias, o heteu. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Samuel 11, 1 – 4a. 5 – 10a. 13 – 17

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 13l(132), 1 – 2. 3 – 5. 11. 12. 13 – 14 (R. Lc 1,32b)
REFLEXÃO: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

1. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó: – R.

2. Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó! –R.

3 O Senhor fez uma promessa que jamais renegará: Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar! – R.
1. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó: – R.

4. Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei! –R.

5. Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi! –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo: 26 E Jesus continuou dizendo: «O Reino de Deus é como um homem que espalha a semente na terra. 27 Depois ele dorme e acorda noite e dia, e a semente vai brotando e crescendo, mas o homem não sabe como isso acontece. 28 A terra produz fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, por fim, os grãos enchem a espiga. 29 Quando as espigas estão maduras, o homem corta com a foice, porque o tempo da colheita chegou. 30 Jesus dizia ainda: «Com que coisa podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar? 31 O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. 32 Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra. 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas outras parábolas como essa, conforme eles podiam compreender. 34 Para a multidão Jesus só falava com parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, ele explicava tudo. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 4, 26 – 34

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra. Já  Pensou. Nisso?
Muitas vezes tentamos explicar a realidade do Reino de Deus de uma forma muito complicada, repleta de elaborações doutrinais e de palavras com significados bem específicos que exigem dicionários e conhecimentos específicos em várias ciências para a sua compreensão. Jesus não age assim. Ele procura revelar as verdades do Reino de forma muito simples, compreensível para todas as pessoas, para que os simples e humildes possam acolher a proposta divina e dar a sua adesão a esta proposta sem desanimar diante de dificuldades teóricas e científicas.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

HOJE É QUINTA-FEIRA 30 DE JANEIRO DE 2020: TEMA DO DIA QUINTA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: A LÂMPADA TRAZ-SE, PARA SER COLOCADA SOBRE O CANDELABRO. COM A MESMA MEDIDA COM QUE MEDIRDES TAMBÉM VÓS SEREIS MEDIDOS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: A lâmpada, traz-se, para ser colocada sobre o candelabro.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUINTA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro de Samuel – Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo: 18 O rei Davi foi, ficou diante do Senhor, e disse: «Quem sou eu, Senhor O Senhor, e o que é a minha família para que me conduzisses até aqui? 19 E, no entanto, isso ainda é pouco para ti, Senhor O Senhor! Fizeste ainda promessas para a família de teu servo, para o futuro distante, enquanto existir a humanidade, Senhor O Senhor! 24 Estabeleceste o teu povo Israel para ser o teu povo para sempre. Tu, o Senhor, te tornaste o seu Deus. 25 Agora, o Senhor Deus, confirma para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e para a família dele, e faze como prometeste. 26 E o teu nome será engrandecido para sempre. Então se dirá: o Senhor dos exércitos é o Deus de Israel. Então a família de teu servo Davi permanecerá firme diante de ti. 27 De fato, o Senhor dos exércitos e Deus de Israel, tu mostraste uma visão ao teu servo e disseste: ‘Construirei uma dinastia para você’. É por isso que O teu servo encontrou coragem para te fazer esta oração. 28 Senhor o Senhor, tu és Deus! E o que disseste é verdade. Tu prometeste essas coisas boas ao teu servo! 29 Agora consente em abençoar a família do teu servo, para que esteja sempre na tua presença. Porque tu falaste, Senhor o Senhor, e através da tua bênção a família de teu servo será abençoada para sempre. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Samuel 7, 18 – 19. 24 – 29

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 

Salmo Responsório: 13l(132), 1 – 2. 3 – 5. 11. 12. 13 – 14 (R. Lc 1,32b)
REFLEXÃO: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

1. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó: – R.

2. Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó! –R.

3 O Senhor fez uma promessa que jamais renegará: Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar! – R.
1. Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó: – R.

4. Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei! –R.

5. Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi! –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21 Jesus continuou: «Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha ou debaixo da cama? Não a coloca no candeeiro? 22 Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. 24 E Jesus dizia ainda: «Prestem atenção no que vocês ouvem: com a mesma medida com que vocês medirem, também vocês serão medidos; e será dado ainda mais para vocês. 25 Para aquele que tem alguma coisa, será dado ainda mais; para aquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 4, 21 – 25

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: A lâmpada traz-se, para ser colocada sobre o candelabro. E Jesus dizia ainda: «Prestem atenção no que vocês ouvem: com a mesma medida com que vocês medirem, também vocês serão medidos; e será dado ainda mais para vocês. Já Pensou Nisso?
Como são difíceis as exigências de Jesus. A grande tendência do ser humano é murmurar, julgar e condenar os demais. No entanto, nos irritamos se alguém chega a nos julgar ou murmurar contra nós. Isso é o que chamamos de incoerência. Por isso Jesus nos chama à coerência. Se não quisermos ser desqualificados e questionados, tampouco o façamos contra os outros. É uma realidade que ocorre tanto em nível interpessoal, como grupal, social e internacional. Constantemente vemos nossos líderes locais, nacionais e mundiais se denegrindo mutuamente. E muitas vezes isto provoca sérias divisões e fortes controvérsias. É muito importante aprender a lição de aceitar, compreender e assumir a outra pessoa com suas limitações e erros, mas também com seus valores e acertos. Somente assim seremos luz para os demais. Oremos ao Senhor para que aprendamos a não desprezar os demais por seus erros ou defeitos. Melhor, vamos ajudá-los a corrigir-se e superar-se com uma atitude de amor fraterno.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

HOJE É QUARTA-FEIRA 29 DE JANEIRO DE 2020: TEMA DO DIA QUARTA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: PARA VOCÊS, FOI DADO O MISTÉRIO DO REINO DE DEUS; PARA OS QUE ESTÃO FORA TUDO ACONTECE EM PARÁBOLAS!

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Para vocês, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora tudo acontece em parábolas!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

QUARTA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro do Profeta Samuel: 4 Nessa mesma noite, porém, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã: 5 «Vá dizer ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Você quer construir uma casa para eu morar? 6 Pois bem: eu não morei em casa nenhuma desde o dia em que tirei os filhos de Israel do Egito até hoje. Sempre andei errante sob uma tenda e um abrigo. 7 Durante todo o tempo em que caminhei junto com os filhos de Israel, por acaso eu disse para algum dos juízes de Israel, que estabeleci como pastores do meu povo: ‘Por que você não constrói uma casa de cedro para mim?’ 8 Portanto, diga ao meu servo Davi: Assim diz Javé dos exércitos: Eu tirei você do pastoreio, onde você cuidava das ovelhas, para fazê-lo chefe do meu povo Israel. 9 Estive com você em toda parte por onde você andava, e destruí na sua frente todos os seus inimigos. E eu darei a você um grande nome, como o nome dos grandes da terra. 10 Fixarei um lugar para o meu povo Israel, eu o firmarei, para que habite no seu lugar próprio. E assim ele não precisará mais andar errante. Os perversos não continuarão a oprimi-lo como antes, 11 como acontece desde o dia em que estabeleci juízes sobre o meu povo Israel. Eu livrarei você de todos os seus inimigos. O Senhor informa que vai fundar uma dinastia para você. 12 E quando esgotar seus dias e você repousar junto a seus antepassados, eu exaltarei a sua descendência depois de você, aquele que vai sair de você. E firmarei a realeza dele. 13 Ele é que vai construir uma casa para o meu nome. E eu estabelecerei o trono real dele para sempre. 14 Serei para ele um pai e ele será um filho para mim. Se ele falhar, eu o corrigirei com bastão e chicote, como se costuma fazer. 15 Mas eu não desistirei de ser fiel para com ele, como desisti de Saul, que tirei da frente de você. 16 A dinastia e a realeza dele permanecerão firmes para sempre diante de mim; e o seu trono será sólido para sempre. 17 Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa visão. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Samuel 7, 4 – 17

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 88(89), 4 – 5. 27 – 28. 29 – 30 (R. 29a)
REFLEXÃO: Guardarei eternamente para ele a minha graça.

1. Selei uma aliança com o meu eleito, jurando ao meu servo Davi: Vou estabelecer sua descendência para sempre, e de geração em geração vou construir um trono para você. – R.

2. Ele me invocará: ‘Tu és o meu pai, o meu Deus e o meu rochedo salvador!’ E eu o tornarei meu primogênito, o altíssimo sobre os reis da terra. – R.

3. Para sempre vou manter com ele o meu amor, e minha aliança com ele será firme. Vou dar a ele uma descendência para sempre, e um trono duradouro como o céu. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos – Naquele tempo: 1 Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia. Uma multidão se reuniu em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se. A barca estava no mar, enquanto a multidão estava junto ao mar, na praia. 2 Jesus ensinava-lhes muitas coisas com parábolas. No seu ensinamento dizia para eles: 3 «Escutem. Um homem saiu para semear. 4 Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; os passarinhos foram e comeram tudo. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda. 6 Porém, quando saiu o sol, os brotos se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram a sufocaram, e ela não deu fruto. 8 Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, brotando e crescendo: rendeu trinta, sessenta e até cem por um. 9 E Jesus dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!» 10 Quando Jesus ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram o que significavam as parábolas. 11 Jesus disse para eles: «Para vocês, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora tudo acontece em parábolas, 12 para que olhem, mas não vejam, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.» 13 Jesus lhes perguntou: «Vocês não compreendem essa parábola? Como então vão compreender todas as outras parábolas? 14 O semeador semeia a Palavra. 15 Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a ouvem, chega Satanás e tira a Palavra que foi semeada neles. 16 Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e a recebem com alegria; 17 mas eles não têm raiz em si mesmos: são inconstantes, e, quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, eles logo desistem. 18 Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19 mas surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, que sufocam a Palavra, e ela fica sem dar fruto. 20 Por fim, aqueles que receberam a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 4, 1 – 20

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Para vocês, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora tudo acontece em parábolas, para que olhem, mas não vejam, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados. Já Pensou. Nisso?
Ontem Jesus revelou quem são os verdadeiros membros de sua família. Muitos estão aí por curiosidade ou por interesses particulares e acabarão deixando-o. O Mestre se valerá de um método pedagógico: a parábola. Relato de aparência simples embora com surpresas ou finais inesperados que exigem do ouvinte a reflexão, meditação e conservar no coração o ensinamento porque é um convite a pensar seriamente, pois a princípio esclarece mas depois obscurece; desvenda mas esconde ao mesmo tempo e assim se chega ao discernimento de nossas atitudes. A parábola do semeador e da semente pede um basta em nossa vida agitada para meditar qual é nossa atitude frente à Palavra com letra maiúscula. Somos aqueles que, mesmo tendo-a diante de nós não nos interessamos em ver nem escutar? Ou somos os que ouvimos com alegria e admiração, mas não a colocamos em prática? Seria bom que, conscientes de sermos familiares de Jesus e recebendo a Palavra em nossa vida (terreno), possamos ouvi-la, meditá-la, guardá-la no coração e depois pô-la em prática.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

HOJE É TERÇA-FEIRA 28 DE JANEIRO DE 2020: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA III SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: QUEM FAZ A VONTADE DE DEUS, ESSE É MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA MÃE.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA IV SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Segundo Livro do Profeta Samuel: 12 Então informaram ao rei Davi: «O Senhor abençoou a família de Obed-Edom e todos os seus por causa da arca de Deus». Contente, Davi foi e transportou a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13 Cada seis passos que os carregadores da arca do Senhor davam, Davi sacrificava um boi e um bezerro gordo. 14 Davi dançava com todo o entusiasmo diante do Senhor e vestia um efod de linho. 15 Desse modo, Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, com aclamações e toques de trombeta. 17 Levaram a arca do Senhor e a colocaram no lugar reservado para ele, dentro da tenda que Davi tinha mandado armar. Depois, Davi ofereceu holocaustos diante do Senhor e também sacrifícios de comunhão. 18 Tendo terminado de oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, Davi abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos. 19 E distribuiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, homens e mulheres, um pedaço de pão, um bolo de tâmaras e um doce de uvas passas para cada pessoa. Em seguida, cada um foi embora para casa. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Samuel 6, 12 – 15. 17 – 19

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 23(24), 7. 8. 9. 10 (R.8a)
REFLEXÃO: Dizei-nos: 'Quem é leste Rei da glória? É o Senhor, o valoroso, o grandioso!'

1. Portas, levantem seus frontões; elevem-se, portais antigos, pois vai entrar o Rei da glória! – R.

2. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor, o herói valoroso! É o Senhor, o herói das guerras! – R.

3. Portas levantem seus frontões; elevem-se, portais antigos, pois vai entrar o Rei da glória! – R.

4. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor dos Exércitos! Ele é o Rei da glória! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos - Naquele tempo, 31 Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo: 32 Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: «Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.» 33 Jesus perguntou: «Quem é minha mãe e meus irmãos?» 34 Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: «Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Marcos 3, 31 – 35

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu garanto a vocês: Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. Já Pensou. Nisso?
Somos convidados pelo evangelho de hoje a descobrir a verdadeira família à qual nós pertencemos: a família dos filhos e filhas de Deus, que procura conhecer e por em prática a vontade do Pai e participar do seu projeto de construção do mundo novo, da civilização do amor, sinal do Reino definitivo. Participar dessa verdadeira família não significa negar a nossa família terrena, nem os nossos relacionamentos sociais e afetivos, mas subordinar essas duas realidades à realidade maior, que é a família dos filhos e filhas de Deus, fazendo, assim, com que haja uma verdadeira hierarquia de valores na nossa vida, que subordina o temporal ao eterno.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!