sábado, 28 de maio de 2016

HOJE É DOMINGO 29 DE MAIO DE 2016: TEMA DO DIA IX DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU DECLARO A VOCÊS QUE NEM MESMO EM ISRAEL ENCONTREI TAMANHA FÉ.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 29 de maio de 2016

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu declaro a vocês que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

IX DOMINGO DO TEMPO COMUM
  (verde – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naqueles dias, Salomão rezou no Templo, dizendo: 41 Se o estrangeiro, que não pertence ao teu povo Israel, também vier de uma terra distante por causa do teu Nome, 42, pois ouvirão falar do teu grande Nome, de tua mão forte e de teu braço estendido, se ele vier para orar neste Templo, 43 escuta do céu onde moras, e atende a todos os pedidos do estrangeiro. Assim, todos os povos da terra reconhecerão o teu Nome e temerão a ti, como faz o teu povo Israel. Eles saberão que o teu Nome é invocado neste Templo que eu construí. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Reis 8, 41 – 43 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsorial: 116(117), 1. 2 (R.Mc 16,15)
REFLEXÃO: Proclamai o Evangelho a toda criatura!

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! -R.

2. Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

 Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Início da Carta de São Paulo aos Gálatas: 1 Paulo, apóstolo não da parte dos homens, nem por meio de um homem, mas da parte de Jesus Cristo e de Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos. 2 Eu e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia. 6 Estou admirado de vocês estarem abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo, para aceitarem outro evangelho. 7 Na realidade, porém, não existe outro evangelho. Há somente pessoas que estão semeando confusão entre vocês, e querem deturpar o Evangelho de Cristo. 8 Maldito aquele que anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que anunciamos, ainda que sejamos nós mesmos ou algum anjo do céu. 9 Já dissemos antes e agora repetimos: Maldito seja quem anunciar um evangelho diferente daquele que vocês receberam. 10 Por acaso é aprovação dos homens que estou procurando, ou é aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se estivesse procurando agradar aos homens, eu já não seria servo de Cristo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gálatas 1, 1 – 2. 6 – 10

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas - Naquele tempo, 1 Depois que terminou de falar todas essas palavras ao povo que o escutava, Jesus entrou na cidade de Cafarnaum. 2 Havia aí um oficial romano que tinha um empregado, a quem estimava muito. O empregado estava doente, a ponto de morrer. 3 O oficial ouviu falar de Jesus, e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedir a Jesus que fosse salvar o empregado. 4 Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: «O oficial merece que lhe faças esse favor, 5 porque ele estima o nosso povo, e até construiu uma sinagoga para nós.» 6 Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizer a Jesus: «Senhor, não te incomodes, pois eu não sou digno de que entres em minha casa; 7 nem sequer me atrevi a ir pessoalmente ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu empregado ficará curado. 8 Pois eu também estou sob a autoridade de oficiais superiores, e tenho soldados sob minhas ordens. “E digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem; e ao meu empregado: Faça isso, e ele o faz.» 9 Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Voltou-se para a multidão que o seguia, e disse: «Eu declaro a vocês que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.» 10 Os mensageiros voltaram para a casa do oficial, e encontraram o empregado em perfeita saúde. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 7, 1 – 10

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu declaro a vocês que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial, e encontraram o empregado em perfeita saúde. Pense. Nisso?
O Espírito Santo nos é enviado não apenas como o Consolador. Ele é A fé é o tema que perpassa toda a liturgia deste final de semana. Para ser fé de verdade, é preciso comprometimento, com Deus e com o semelhante. Não basta estar na igreja, é preciso que a Igreja esteja na pessoa. O oração encontrada na primeira leitura, é um indicativo de nossa fé. Quem ora ou reza mantém a proximidade e sintonia com Deus. Na segunda leitura, Paulo se surpreende como existem pessoas que facilmente abandonam a Deus e sua prática de fé em vista de outras crenças e doutrinas. O fenômeno é comum hoje diante de tanta diversidade religiosa em nossa sociedade. Bom é discernir para não aceitar como religião boa, autêntica, a que propõe uma fé ao gosto do “consumidor” ou com a promessa de obter vantagens, saúde, felicidade, enriquecimento fácil, solução de problemas difíceis de resolver, etc. Jesus entra em Cafarnaum. Já não se dirige à sinagoga, é ao redor dele que acontece a pregação e o ensinamento. O povo se reúne em grande quantidade. Sua palavra tem o dom de instruir e ensinar, mas tem o dom de curar também. Assim, depois do ensinamento sobre a Lei, no sermão da planície, Lucas mostra o efeito da palavra de Jesus através da cura de um servo do centurião. O encontro entre os dois é revelador, considerando que o centurião romano é estrangeiro e pagão.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!