sábado, 24 de agosto de 2019

HOJE É DOMINGO 25 DE AGOSTO DE 2019: TEMA DO DIA XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VIRÃO DO ORIENTE E DO OCIDENTE, E TOMARÃO LUGAR À MESA NO REINO DE DEUS COM ABRAÃO, ISAAC E JACÓ JUNTO COM TODOS OS PROFETAS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 25 de julho de 2019

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim diz o Senhor: 18 Eu virei para reunir todos os povos e línguas. Eles virão para admirar a minha glória. 19 Colocarei neles um sinal. E os que entre eles sobreviverem, eu os mandarei para as nações de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Tubal e Javã, para as distantes terras de além-mar, que nunca ouviram falar de mim, que nunca viram a minha glória; eles anunciarão a minha glória entre as nações. 20 Do meio dos povos trarão, como oferta para o Senhor, todos os irmãos de vocês que aí estavam. Vou trazê-los a cavalo, de carroça, de charrete, montados em mulas ou camelos, até Jerusalém, a minha santa montanha, diz o Senhor. Será como quando os israelitas levam até o altar suas ofertas em vasilhas consagradas do templo do Senhor. 21 Do meio deles escolherei também alguns como sacerdotes e levitas, diz o Senhor. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 66, 18 – 21 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao
Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 16(17), 1. 2 (R.Mc 16,15)
REFLEXÃO: Proclamai o Evangelho a toda criatura! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! – R.

2. Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Carta aos Hebreus – Irmãos: 5 e já se esqueceram da exortação que lhes foi dirigida como a filhos: «Meu filho, não despreze a correção do Senhor e não perca o ânimo quando for repreendido por ele; 6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho.» 7 Em vista da educação é que vocês sofrem. Deus trata-os como filhos. E qual é o filho que não é corrigido pelo pai? 11 Na hora, qualquer correção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde, ela produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos. 12 Por isso levantem as mãos cansadas e fortaleçam os joelhos enfraquecidos. 13 Endireitem os caminhos por onde terão que passar, a fim de que o aleijado não manque, mas seja curado. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Hebreus 12, 5 – 7. 11 – 13

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas - Naquele tempo: 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: «Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?» Jesus respondeu: 24 «Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: ‘Senhor, abre a porta para nós!’ E ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês’. 26 E vocês começarão a dizer: ‘Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças!’ 27 Mas ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!’ 28 Então haverá aí choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vocês jogados fora. 29 Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 13, 22 – 30

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Virão do oriente e do ocidente, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. Com Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vocês jogados fora. Já Pensou. Nisso?
O Evangelho de hoje. Comer e beber o corpo e o sangue do Senhor, ouvir a sua Palavra, multiplique as orações... é importante, mas não é suficiente para alcançar a salvação, porque como Deus afirma pela boca do profeta Isaías: "Não suporto falsidade e solenidade" (1,13). O rito deve se unir à vida, a religião deve permear toda a vida, a oração deve ser orientada para a prática da caridade, a liturgia deve ser aberta à justiça e ao bem de outra maneira, como disseram os profetas que o culto é hipócrita e incapaz de nos levar à salvação, e ouviremos as palavras de Jesus: "Afastem-se de mim, trabalhadores da iniquidade". O acento está nas obras, expressão de uma vida coerente com a fé que professamos.
A imagem que Jesus usa inicialmente é a da "porta estreita", que representa muito bem o esforço que é necessário para alcançar o objetivo da salvação; o verbo grego usado por Lucas agonizaste é traduzido por "esforçar-se". Isso indica uma luta, uma espécie de "agonia"; inclui fadiga e sofrimento, que envolve a pessoa inteira no caminho da fidelidade a Deus.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!