MISSA NA CASA CLARICE E GERALDO |
INVOCAÇÕES Espírito de Cristo de Cristo, santificai-me. Coração de Cristo, vivificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.
Hoje é domingo, 02 de outubro de 2011
Tema do Dia
ARRENDOU A VINHA A OUTROS VINHATEIROS!
Oração: Eu seguro minha mão na sua, uno meu coração ao seu, Para que juntos, possamos fazer aquilo que sozinho não consigo. Conceda-me Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que podem e Sabedoria para distinguir uma das outras. Por Jesus Cristo, vosso Filho, e Nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amem!
XXVII DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - III semana do saltério)
Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do livro profeta Isaías -1 Cantarei em nome do meu amigo um canto de amor para a sua vinha. O meu amigo possuía uma vinha em fértil colina. 2 Capinou a terra, tirou as pedras e plantou nela videiras de uvas vermelhas. No meio, construiu uma guarita e fez um tanque de pisar uvas. Esperava que produzisse uvas boas, mas ela produziu uvas azedas. 3 E agora, moradores de Jerusalém e homens de Judá, eu lhes peço: julguem entre mim e a minha vinha. 4 O que mais eu deveria ter feito pela minha vinha, que não fiz? Por que esperei que desse uvas boas, e ela me deu uvas azedas? 5 Pois agora, vou dizer-lhes o que farei com minha vinha: vou arrancar a sua cerca para que sirva de pasto; derrubarei o seu muro para que seja pisada. 6 Vou fazer dela um matagal: ficará sem podar e nem capinar; só mato e espinhos crescerão nela; e às próprias nuvens eu mandarei que não chovam sobre ela. 7 A vinha de Javé dos exércitos é a casa de Israel, e sua plantação preferida são os homens de Judá. Eu esperava deles o direito, e produziram injustiça; esperava justiça, e aí estão gritos de desespero!
Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Isaías 5, 1 – 7
Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo responsorial: 79(80), 9. 12. 13 – 14. 15 – 16. 19 – 20 (R. Is 5,7a)
REFRÃO: A vinha do Senhor é a casa de Israel.
1. Uma vinha do Egito vós arrancastes; expulsastes povos para a replantar. - R.
2. Até o mar ela estendeu sua ramagem, e até o rio os seus rebentos. - R.
3. Por que derrubastes os seus muros, de sorte que os passantes a vindimem, e a devaste o javali do mato, e sirva de pasto aos animais do campo? - R.
4. Voltai, ó Deus dos exércitos; olhai do alto céu, vede e vinde visitar a vinha. Protegei este cepo por vós plantado, este rebento que vossa mão cuidou. - R.
5. E não mais de vós nos apartaremos; conservai-nos a vida e então vos louvaremos. Restaurai-nos, Senhor, ó Deus dos exércitos; mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos. - R.
Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.
Hoje eu vou experimentar e viver o entendimento em minha vida!!! Ó
Espírito Santo, concedei-me o dom do Entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina na Santa Religião.
Segunda leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da carta de São Paulo aos Filipenses, 6 Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. 7 Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês. 8 Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. 9 Pratiquem tudo o que vocês aprenderam e receberam como herança, o que ouviram e observaram em mim. Então o Deus da paz estará com vocês.
Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Filipenses 4, 6 – 9
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós. É bom lembrar que ser cristão consiste, fundamentalmente, em promover a solidariedade, a misericórdia e a justiça, em compreender que a vida do ser humano é o bem mais valioso e sagrado que existe. O cristão de coração é aquele que ama a Deus, ama os seus irmãos que são templos dele e procura servir a Deus no serviço aos irmãos e irmãs, na valorização da pessoa humana e promoção da sua dignidade. O cristão de coração fala pouco e nem sempre sabe falar bonito, mas ama muito, é solidário, generoso e fraterno.
O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 33 «Escutem essa outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, cercou-a, fez um tanque para pisar a uva, e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha para alguns agricultores, e viajou para o estrangeiro. 34 Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos agricultores para receber os frutos. 35 Os agricultores, porém, agarraram os empregados, bateram num, mataram outro, e apedrejaram o terceiro. 36 O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37 Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu próprio filho, pensando: ‘Eles vão respeitar o meu filho’. 38 Os agricultores, porém, ao verem o filho, pensaram: ‘Esse é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e tomar posse da sua herança’. 39 Então agarraram o filho, o jogaram para fora da vinha, e o mataram. 40 Pois bem: quando o dono da vinha voltar, o que irá fazer com esses agricultores?» 41 Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: «É claro que mandará matar de modo violento esses perversos, e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo.» 42 Então Jesus disse a eles: «Vocês nunca leram na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’? 43 Por isso eu lhes afirmo: o Reino de Deus será tirado de vocês, e será entregue a uma nação que produzirá seus frutos. «PALAVRA DA SALVAÇÃO! GLÓRIA A VOZ SENHOR»
Mateus 21, 33 – 43
No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia
"Reflexão da Palavra"
ARRENDOU A VINHA A OUTROS VINHATEIROS.
Há quem siga aferrado ao um "serviço da palavra", mais apto para as gerações passadas do que para a sociedade atual. Há quem goste de ouvir uma "palavra" distante da realidade em que vivemos, expressa em linguagem teórica, com pouco sabor da vida e da problemática das pessoas...
A inculturação continua sendo um assunto pendente para muitos pregadores cristãos. Nós nos perguntamos como conseguir que nosso "serviço da palavra" se inspire e se faça carne em compromissos concretos pela Vida, pela Justiça e pela Solidariedade concretas, tal como são vividas hoje no dia a dia...
Podemos olhar para os profetas; eles podem nos orientar nessa tarefa. Eles sempre mantiveram uma atitude crítica frente às instancias de poder e, simultaneamente, viviam no meio do povo. Isaías, por exemplo, não duvida em utilizar uma velha canção romântica sobre a vinha para comunicar com eficácia a sua mensagem. Não teme que o chamem de cancioneiro, poeta cantador, ou que as pessoas pensem que seus recursos didáticos sejam de baixo nível.
Para Isaias o importante era chamar a atenção para o decadente reino de Judá, os perigos evidentes de uma política interna exercida mediante o autoritarismo, a repressão e o imediatismo. E a habilidade de seu "serviço da palavra", comprometido e vital, ao mesmo tempo acessível e profundo, ficou refletido na "canção da vinha" proposta como primeira leitura.Acontece a mesma coisa com a pregação de Jesus, como podemos ver no evangelho de hoje.
Jesus se vale do mesmo tema da vinha para expressar sua mensagem. Muitos grupos fanáticos consideravam que a salvação de Israel era a única meta da historia. Jesus questionou duramente esta maneira de pensar, por ser superficial e excludente. Por isso, muitos líderes sectários, tanto de direita como de esquerda, consideraram que Jesus era uma ameaça. Para Jesus, o Reino de Deus estava aberto a todos os seres humanos "de boa vontade", ou seja, que tivessem como valor primeiro de sua vida o Amor e a Justiça.
O Reino é "Vida, Verdade, Justiça, Paz, Gratuidade, Amor". Por isso, para Jesus não eram importantes as diferenças raciais, de gênero ou de qualquer outro tipo: todas as pessoas "de boa vontade", todas as que estão dispostas a viver a solidariedade fraterna, são convidadas. E Jesus, não somente o propôs como um ideal, mas também o realizou na prática.
Esta maneira de agir e de pensar acarretou-lhe agudos e profundos conflitos com os grupos religiosos e políticos da época, inclusive com seus próprios discípulos. Para os praticantes da doutrina ortodoxa essa abertura do Reino de Deus aos estrangeiros, enfermos e pecadores era absolutamente impensável. Mais ainda, eles consideravam que fora de Israel e de sua religião não havia salvação para ninguém mais. Consideravam-se "proprietários" do Reino de Deus.
Jesus os desafia abertamente e por meio dessa comparação com a vinha, mostra-lhes que a ortodoxia recalcitrante não conduz à salvação. O profeta da Galileia satiriza as pretensões privatizadoras dos ortodoxos e lhes mostra que Deus entrega o Reino àquelas comunidades que vivem o amor e a justiça. O Reino não é propriedade privada de ninguém, nem de nenhum grupo em particular. Ninguém o tem assegurado a título de uma reza ou de uma determinada religião.
Toda ação e ministério de Jesus refletem o seu compromisso com a vida. Suas ações e palavras convocam a todos a partilhar a vida na nova realidade humana e mundana que a construção do Reino vai provocando: suas obras poderosas, sua acolhida aos excluídos, o anuncio da utopia de Deus que abre novos horizontes de esperança no coração dos pobres.
Estes e outros sinais são manifestações da vontade do Pai que envia a Jesus para que seus filhos e filhas "tenham vida e a tenham em abundancia" (Jo 10,10) e que, por isso, convida a celebrar o retorno do filho "que estava morto e voltou à vida" (cf. Lc 15, 32).
A denuncia de Jesus, por outra parte, nos indica que o mensageiro do Deus da Vida não pode permitir que o ser humano esteja permanentemente torturado por experiências de morte. Queremos que nossa vida e nosso ministério sejam uma confissão e um testemunho de nossa fé em Deus "que ama a vida" (Sb 11, 26). Como seguidores de Jesus, sabemos que esta vida se manifesta e pode ser vivida em plenitude quando se coloca totalmente a serviço do Reino (cf. Mt 10, 39).
Jesus, o Filho do homem, está disposto a dar a vida em resgate por todos (cf. Mt 20, 28). Ninguém lhe tirou a vida; ele mesmo a entregou livremente. Dele aprendemos que ser bom pastor é dar a vida pelo rebanho, dar a vida pelos irmãos (cf. Jo 10,11).
Neste momento devemos somar esforços com tantos cristãos e cristãs que nos últimos anos optaram por servir à vida, ainda que com o risco de perder ou complicar a sua própria. Ao fazer isso, prolongamos a melhor tradição cristã, confiados na intercessão de nossos irmãos e irmãs mártires.
Oração: Pai Santo queremos ser dissípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Desde o começo dos tempos manifestaste teu amor e que dia-a-dia cuidas de todos e cada um de nós como um vinhateiro amoroso; guia nossos passos para que sejamos agradecidos e faze que nossa gratidão não seja somente de palavra, mas com obras de "direito e de justiça", em favor de todos e especialmente dos privados de seus direitos. Nós Te pedimos Senhor que fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém...
Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!