domingo, 30 de junho de 2019

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 01 DE JULHO DE 2019: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SIGA-ME, E DEIXE QUE OS MORTOS SEPULTEM SEUS PRÓPRIOS MORTOS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 01 de julho de 2019

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
 (verde – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Livro do Gênesis: 16 Os homens se levantaram e olharam em direção a Sodoma; e Abraão foi acompanhá-los para a despedida. 17 O Senhor dizia: «Será que devo esconder de Abraão o que vou fazer, 18 uma vez que Abraão se tornará uma nação grande e poderosa, e que através dele serão abençoadas todas as nações da terra? 19 Eu o escolhi para que ele instrua seus filhos, sua casa e seus sucessores, a fim de que se mantenham no caminho de o Senhor, praticando a justiça e o direito; desse modo, o Senhor realizará tudo o que prometeu a Abraão. 20 Então o Senhor disse: «O clamor contra Sodoma e Gomorra é muito grande e o pecado deles é muito grave. 21 Vou descer para ver se, de fato, as ações deles correspondem ou não ao clamor que subiu até mim contra eles. Então, ficarei sabendo. 22 Os homens partiram daí e foram para Sodoma, enquanto o Senhor permanecia com Abraão. 23 Abraão aproximou-se e perguntou: «Destruirás o justo com o injusto? 24 Talvez haja cinqüenta justos na cidade! Destruirás e não perdoarás a cidade pelos cinqüenta justos que estão no meio dela? 25 Longe de ti fazeres tal coisa: matar o justo com o injusto, de modo que o justo seja confundido com o injusto! Longe de ti! Será que o juiz de toda a terra não fará justiça?» 26 O Senhor respondeu: «Se eu encontrar cinqüenta justos na cidade de Sodoma, perdoarei a cidade toda por causa deles». 27 Abraão continuou: «Eu me atrevo a falar ao meu Senhor, embora eu seja pó e cinza. 28 Mas talvez faltem cinco para os cinqüenta justos: por causa de cinco, destruirás a cidade inteira?» O Senhor respondeu: «Não a destruirei, se eu nela encontrar quarenta e cinco justos». 29 Abraão insistiu: «Suponhamos que só existam quarenta!» O Senhor respondeu: «Por causa dos quarenta, eu não o farei». 30 Abraão continuou: «Que meu Senhor não fique irritado se eu continuo falando. E se houver trinta?» O Senhor respondeu: «Se houver trinta, eu não o farei». 31 Abraão insistiu: «Estou me atrevendo a falar ao meu Senhor. Talvez haja vinte!» O Senhor respondeu: «Por causa dos vinte, eu não a destruirei». 32 Abraão continuou: «Que o meu Senhor não se irrite se eu pergunto pela última vez: E se houver dez?» O Senhor respondeu: «Por causa dos dez, eu não a destruirei». 33 Quando terminou de falar com Abraão, o Senhor foi embora. E Abraão voltou para o seu lugar. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Gênesis 18, 16 – 33

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 102(103), 1 – 2. 3 – 4. 8 – 9. 10 – 11 (R. 8a)
REFLEXÃO: O Senhor é indulgente, é favorável.

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! – R.

2. Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão. – R.

3. O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. – R.

4. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo. 18 Vendo grandes multidões ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem. 19 Então um doutor da Lei se aproximou e disse: «Mestre, eu te seguirei aonde quer que fores. 20 Mas Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.» 21 Outro, que era discípulo, disse a Jesus: «Senhor, deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai.» 22 Mas Jesus lhe respondeu: «Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 8, 18 – 22

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos. Já Pensou. Nisso?
Seguir a Jesus, para os discípulos de ontem e de hoje, significa assumir a vida como uma aventura, apostar na novidade e compartilhar seu destino. Aventura, porque supõe tudo, exceto uma atitude irresponsável na qual não entra a liberdade e a autonomia, mas uma "vontade exploratória, uma constante busca, uma perícia vital e uma ação transformadora" (Armando Rojas Guardiã). De mãos dadas com a aventura, vai a novidade, porque traz consigo a exigência de ver a vida em perspectiva, com capacidade de encantamento e inspiração mesmo nas situações complexas e cruéis que possam acontecer, pois do contrário, perdemos o sentido do seguimento. Com a aventura e a novidade do seguimento se junta a radicalidade da cruz, ou seja, o convite de Jesus que não é demagogia, nem uma política de segurança. Jesus nos convoca a assumir a vida lutando por um mundo mais humano, por relações que geram esperança e fraternidade global e garantam condições não violentas e sustentáveis. Optar por Jesus é um projeto, não um trunfo imprevisível.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sábado, 29 de junho de 2019

HOJE É DOMINGO 30 DE JUNHO DE 2019: TEMA DO DIA XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: TU ÉS PEDRO E EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS. TUDO O QUE TU LIGARES NA TERRA SERÁ LIGADO NOS CÉUS; TUDO O QUE TU DESLIGARES NA TERRA SERÁ DESLIGADO NOS CÉUS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 30 de junho de 2019

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS. SOLENIDADE
(vermelho – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 1 Nesse tempo, o rei Herodes começou a perseguir alguns membros da Igreja, 2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 Vendo que isso agradava aos judeus decidiu prender também Pedro. Eram os dias da festa dos pães sem fermento. 4 Depois de o prender, colocou-o na prisão e o confiou à guarda de quatro grupos de quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentar Pedro ao povo logo depois da festa da Páscoa. 5 Pedro estava vigiado na prisão, mas a oração fervorosa da Igreja subia continuamente até Deus, intercedendo em favor dele. 6 Herodes estava para apresentar Pedro. Nessa mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados. Estava preso com duas correntes, e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7 De repente, apareceu o anjo do Senhor, e a cela ficou toda iluminada. O anjo tocou o ombro de Pedro, o acordou, e lhe disse: «Levante-se depressa.» As correntes caíram das mãos de Pedro. 8 E o anjo continuou: «Aperte o cinto e calce as sandálias.» Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: «Ponha a capa e venha comigo.» 9 Pedro acompanhou o anjo, sem saber se era mesmo realidade o que o anjo estava fazendo, pois achava que tudo isso era uma visão. 10 Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão se abriu sozinho. Eles saíram, entraram numa rua, e logo depois o anjo o deixou. 11 Então Pedro caiu em si e disse: «Agora sei que o Senhor de fato enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu queria me fazer.» – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos Dos Apóstolos 12, 1 – 11  

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 33(34), 2 – 3. 4 – 5. 6 – 7. 8 – 9 (R. 5)
REFLEXÃO: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem! – R.

2. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. – R.

3. Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. – R.

4. O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva.  Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo – Caríssimo: 6 Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. 7 Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. 8 Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação. 17 Mas o Senhor ficou comigo e me encheu de força, a fim de que eu pudesse anunciar toda a mensagem, e ela chegasse aos ouvidos de todas as nações. E assim eu fui liberto da boca do leão. 18 O Senhor me libertará de todo mal e me levará para o seu Reino eterno. Ao Senhor, glória para sempre. Amém! – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Timóteo 4, 6 – 8. 17 – 18

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Naquele tempo, 13 Jesus chegou à região de Cesaréia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» 14 Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.» 15 Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» 16 Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» 17 Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. “19 Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 16, 13 – 19

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu. Já Pensou. Nisso?
Jesus faz perguntas aos seus discípulos para introduzi-los no seu mistério. A questão não é tanto definir a identidade de Jesus, mas os discípulos definirem a sua própria identidade. Jesus é o amor que se revela e que agora quer ser reconhecido pelos discípulos. Ser cristão significa viver minha relação com Deus em Jesus Cristo, em resposta ao amor dele por mim. Jesus pergunta a opinião dos outros a respeito dele. Só depois quer saber a opinião deles próprios. O que se pode concluir dessa pedagogia de Jesus é que a opinião dos discípulos deve ser absolutamente pessoal, não pode ser a dos outros e nem depender deles. A evangelização de Jesus está num momento decisivo: Pedro, em nome de todos os colegas, reconhece Jesus como o Messias e Filho de Deus. A partir daí eles podem entrar num aprendizado a respeito de Jesus, próprio de quem ama. Só amamos o que conhecemos e só conhecemos o que amamos. O evangelho é de revelação: discípulos reconhecem Jesus, em seu ser e em sua missão, e Jesus define a identidade e a missão dos apóstolos. Jesus é o Messias, o Filho de Deus e o centro da fé, Pedro é pedra para a edificação da comunidade. É a primeira pedra da construção eclesial. Cabe-nos hoje dar uma resposta adequada para que possamos continuar construindo esse edifício que se chama comunidade eclesial, que tem como fundamento a autoridade e a missão.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sexta-feira, 28 de junho de 2019

HOJE É SÁBADO 29 DE JUNHO DE 2019: TEMA DO DIA SÁBADO DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: NÃO SABIAM QUE EU DEVO ESTAR NA CASA DO MEU PAI? MAS ELES NÃO COMPREENDERAM O QUE O MENINO ACABAVA DE LHES DIZER.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 29 de junho de 2019

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai? Mas eles não compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Isaías: 9 Sua descendência será conhecida entre as nações e sua geração entre os povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que são o povo que o Senhor abençoou. 10 Transbordo de alegria no Senhor, e me regozijo com meu Deus, porque ele me vestiu com a salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo que se enfeita com turbante, e a noiva que se adorna com jóias. 11 Assim como a terra faz brotar uma nova planta, e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor Deus faz brotar a justiça e o louvor na presença de todas as nações: – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Isaías 61, 9 – 11

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 1Sm 2, 1. 4 – 5. 6 – 7 8abcd (R. cf. 1a)
REFLEXÃO: Meu coração se regozija no Senhor.

1. Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação. – R.

2. O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou. – R.

3. É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. – R.

4. O Senhor ergue do pó o homem fraco, do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: 41 Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42 Quando o menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43 Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44 Pensando que o menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre parentes e conhecidos. 45 Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura dele. 46 Três dias depois encontraram o menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas. 47 Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas. 48 Ao vê-lo, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe lhe disse: «Meu filho, por que você fez isso conosco? Olhe que seu pai e eu estávamos angustiados, à sua procura. 49 Jesus respondeu: «Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai? 50 Mas eles não compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer. 51 Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 2, 41 – 51

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai? Mas eles não compreenderam o que o menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles. E sua mãe conservava no coração todas essas coisas. Já Pensou. Nisso?
O coração de Jesus cresceu junto ao coração de sua Mãe. Os dois corações pulsaram nove meses em uníssono e depois continuaram pulsando ao ritmo do amor a Deus que os unia e que se expressava num desejo imenso de que Deus reinasse no mundo com seu amor e sua misericórdia. Se onde está nosso tesouro está nosso coração, em Jesus estava o coração de Maria. Jesus era seu tesouro. Nele estava seu coração. Pulsou por Ele. Esquecida de si mesma, viveu por Ele, e uma espada a atravessou quando Jesus se entregava ao Pai na Cruz. De Maria não aprendemos doutrinas nem mandamentos, mas essa maneira de ser que agrada a Deus, que nasce do seguimento de Jesus e se manifesta no serviço aos demais. Ela deve modelar os nossos corações. Celebrar o coração de Maria é chegar a ter seus mesmos sentimentos e aprender dela esse discipulado fiel que a levou daquele Sim em Nazaré, na Anunciação, até o Sim do amor até o martírio, no Calvário.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quinta-feira, 27 de junho de 2019

HOJE É SEXTA_FEIRA 28 DE JUNHO DE 2019: TEMA DO DIA SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. SEXTA_FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: ALEGRAI-VOS COMIGO! ENCONTREI A MINHA OVELHA QUE ESTAVA PERDIDA!

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 28 de junho de 2019

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA_FEIRA DA XII SEMANA DO TEMPO COMUM
 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(branco – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Ezequiel: 11 «Assim diz o Senhor Deus: Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. 12 Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros. 13 Eu as retirarei do meio dos povos e as reunirei de todas as regiões, e as trarei de volta para a sua própria terra. Aí, eu próprio cuidarei delas como pastor, nos montes de Israel, nos vales e baixadas do país. 14 Vou levá-las para pastar nas melhores invernadas, e o seu curral ficará no mais alto dos montes de Israel. Aí, elas poderão repousar num curral bom, e terão pastos abundantes sobre os montes de Israel. 15 Eu mesmo conduzirei as minhas ovelhas para o pasto e as farei repousar - oráculo do Senhor Deus. 16 Procurarei aquela que se perder, trarei de volta aquela que se desgarrar, curarei a que se machucar, fortalecerei a que estiver fraca. “Quanto à ovelha gorda e forte, eu a destruirei, pois cuidarei do meu rebanho conforme o direito». – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Ezequiel 34, 11 – 16 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 22(23), 1 – 3a. 3b – 4. 5. 6 (R. 1)
REFLEXÃO: O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.

1. O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejante ele me leva a descansar. Para as águas repousastes me encaminha, e restaura as minhas forças. -R.

2. Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança! –R.

3. Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda. -R.

4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.
Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos: 5 pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6 De fato, quando ainda éramos fracos, Cristo, no momento oportuno, morreu pelos ímpios. 7 Dificilmente se encontra alguém disposto a morrer em favor de um justo; talvez haja alguém que tenha coragem de morrer por um homem de bem. 8 Mas Deus demonstra seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores. 9 Assim, tornados justos pelo sangue de Cristo, com maior razão seremos salvos da ira por meio dele. 10 Se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus por meio da morte do seu Filho, muito mais agora, já reconciliados, seremos salvos por sua vida. 11 E não só isso. Também nos gloriamos em Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual obtivemos agora a reconciliação. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Romanos 5, 5b – 11

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas - Naquele tempo, 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4 «Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? 5 E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. 6 Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida’. “7 E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 15, 3 – 7

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: «Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! Pense. Nisso?
Todos nós que conhecemos Jesus devemos ter os mesmos sentimentos de Jesus, e este sentimento é o amor que nos lança incondicionalmente ao encontro dos nossos irmãos e irmãs, principalmente aqueles que estão mais afastados a fim de que possamos cuidar deles, tanto no que diz respeito às necessidades da ordem temporal como às necessidades da ordem espiritual. O Evangelho de hoje nos diz: vá ao encontro de quem se perdeu e se encontra no pecado, seja um grande missionário da misericórdia e do perdão de Deus, manifeste o seu amor para todas as pessoas, seja sinal de salvação para o mundo.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!