segunda-feira, 30 de abril de 2018

HOJE É TERÇA-FEIRA 01 DE MAIO DE 2018: TEMA DO DIA TERÇA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: UM PROFETA SÓ NÃO É ESTIMADO EM SUA PRÓPRIA PÁTRIA E EM SUA FAMÍLIA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é terça-feira 01 de maio de 2018

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

TERÇA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA
SÃO JOSÉ OPERÁRIO (MEMÓRIA FACULTATIVA)
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias: 26 Então Deus disse: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra. 27 E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: «Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra. 29 E Deus disse: «Vejam! Eu entrego a vocês todas as ervas que produzem semente e estão sobre toda a terra, e todas as árvores em que há frutos que dão semente: tudo isso será alimento para vocês. 30 E para todas as feras, para todas as aves do céu e para todos os seres que rastejam sobre a terra e nos quais há respiração de vida, eu dou a relva como alimento. E assim se fez. 31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o sexto dia. 1 Assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2 No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho; e no sétimo dia, ele descansou de todo o seu trabalho. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.

GÊNESIS 1, 26 − 2, 3

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 89(90), 2. 3 – 4. 12 – 13. 14 e 16 (R. 12a)
REFLEXÃO: Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

1. Antes que os montes nascessem e a terra e o mundo fossem gerados, desde sempre e para sempre tu és Deus. – R.

2. Tu reduzes o homem ao pó, dizendo: «Voltem, filhos de Adão!» Mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem, que passou, uma vigília dentro da noite. – R.

3. Ensina-nos a contar os nossos anos, para que tenhamos coração sensato! Volta-te, o Senhor! Até quando? Tem compaixão dos teus servos! – R.

4. Sacia-nos com o teu amor pela manhã, e nossa vida será júbilo e alegria. Que os teus servos vejam a tua obra, e os filhos deles o teu esplendor. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – Naquele tempo, 54 e voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? 55 Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56 E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» 57 E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» 58 E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 13, 54 – 58

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família. Não é ele o filho do carpinteiro? Então, de onde lhe vem tudo isso? E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. Já Pensou. Nisso?
Neste relato aparece com meridiana clareza que Jesus passou por este mundo como um de tantos, como o carpinteiro de uma família simples. Que se fez escravo de todos. Que não realizou estudos especiais, nem tinha cargos de poder que o fizessem famoso, e agora regressa à sua cidade. Também fica claro que as coisas de Deus, para os conterrâneos de Jesus, e para nós, é estranhas que se manifestem nas coisas simples do dia a dia. Sempre esperamos o espetáculo, a aparição de algo maravilhoso. No entanto a encarnação de Deus não vai por este caminho. O povo de Nazaré não podia entender como seu conterrâneo Jesus podia fazer os milagres que ouviram dizer que tinha realizado em Cafarnaum. Agora estão assombrados com sua palavra. Ante a evidência deste Jesus profeta, se fixam na simplicidade de sua origem familiar. Não cabe em suas cabeças que Deus possa agir na história, nos acontecimentos de cada dia. Isto provoca uma falta de fé, e torna quase impossíveis os sinais do reino.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

domingo, 29 de abril de 2018

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 30 DE ABRIL DE 2018: TEMA DO DIA SEGUNDA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SE ALGUÉM ME AMA, GUARDA A MINHA PALAVRA, E MEU PAI O AMARÁ. EU E MEU PAI VIREMOS E FAREMOS NELE A NOSSA MORADA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 30 de abril de 2018

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEGUNDA-FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, em Icônio: 5 Pagãos e judeus, com seus chefes à frente, estavam dispostos a ultrajá-los e apedrejá-los. 6 Ao saber disso, Paulo e Barnabé fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e arredores, 7 onde começaram a anunciar a Boa Notícia. 8 Em Listra havia um homem paralítico das pernas; era coxo de nascença e nunca tinha conseguido andar. 9 Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: «Levante-se direito sobre os seus pés.» O homem deu um salto e começou a andar. 11 Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: «Os deuses desceram entre nós em forma humana!» 12 Chamaram Barnabé de Júpiter e Paulo de Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13 Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo na entrada da cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam oferecer um sacrifício; com isso, concordava toda a multidão. 14 Ao saber disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15 «Homens, o que vocês estão fazendo? Nós também somos homens mortais como vocês. Estamos anunciando que vocês precisam deixar esses ídolos vazios e se converter ao Deus vivo que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16 Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17 No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios. Do céu ele manda chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando o coração de vocês. 18 E assim falando, com muito custo conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 14, 5 – 18

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 113B(114), 1 – 2. 3 – 4. 15 – 16 (R. 1)
REFLEXÃO: Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: 'Onde está o seu Deus, onde está?' – R.

2. É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas. – R.

3. Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu para os homens. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21 Quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama. E quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele. 22 Judas, não o Iscariotes, perguntou: «Senhor, por que vais manifestar-te a nós e não ao mundo?» 23 Jesus respondeu: «Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês ouvem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. 25 Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. 26 Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 14, 21 – 26

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse. Já Pensou. Nisso?
Segundo o Evangelho de hoje, o amor a Jesus Cristo se manifesta no acolhimento dos seus mandamentos e na observância dos mesmos. Com isso, percebemos que Jesus não quer a submissão do homem a ele, mas comunhão do homem com ele. Quando o homem acolhe os seus mandamentos, na verdade está descobrindo os valores que são o seu fundamento e assumindo esses valores como causa primeira da sua felicidade. Assim, a observância dos mandamentos não significa mera obediência, mas caminho para a construção da felicidade pessoal e comunitária, e este caminho é perfeito porque tem a sua origem no próprio Deus.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sábado, 28 de abril de 2018

HOJE É DOMINGO 29 DE ABRIL DE 2018: TEMA DO DIA V DOMINGO DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: QUEM FICA UNIDO A MIM, E EU A ELE, DARÁ MUITO FRUTO, PORQUE SEM MIM VOCÊS NÃO PODEM FAZER NADA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 29 de abril de 2018

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

V DOMINGO DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias: 26 Saulo chegou a Jerusalém, e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo. 27 Então Barnabé tomou Saulo consigo, o apresentou aos apóstolos, e lhes contou como Saulo no caminho tinha visto o Senhor, como o Senhor lhe havia falado, e como ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus na cidade de Damasco. 28 Daí em diante Saulo ficou em Jerusalém com eles, e pregava corajosamente em nome do Senhor. 29 Saulo também falava e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam um jeito de o matar. 30 Quando souberam disso, os irmãos levaram Saulo para a cidade de Cesaréia, e daí o mandaram para a cidade de Tarso. 31 E a Igreja vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e progredia no temor do Senhor, e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 9, 26 – 31

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 21(22), 26b – 27. 28 e 30. 31 – 32 (R. 26a)
REFLEXÃO: Senhor sois meu louvor em meio à grande assembléia! Ou: R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1. Sois meu louvor em meio à grande assembléia; cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão; 'Seus corações tenham a vida para sempre!' – R.

2. Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Somente a ele adorarão os poderosos, e os que voltam para o pó o louvarão. – R.

3. Para ele há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: 'Eis a obra que o Senhor realizou!' – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Primeira Carta de São João: 18 Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade. 19 Desse modo saberemos que estamos do lado da verdade; e diante de Deus poderemos tranqüilizar nossa consciência; 20 e isso, mesmo que a nossa consciência nos condene, porque Deus é maior do que a nossa consciência, e ele conhece todas as coisas. 21 Amados, quando a consciência não nos condena, sentimos confiança para nos dirigirmos a Deus, 22 e recebemos tudo o que lhe pedimos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que agrada a ele. 23 E o seu mandamento é este: que tenhamos fé no nome do seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, conforme ele nos mandou. 24 Quem cumpre os mandamentos dele está com Deus, e Deus está com ele. Assim, graças ao Espírito que ele nos deu, reconhecemos que Deus está conosco. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
São João 3, 18 – 24

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 1 «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados. 7 «Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 15, 1 – 8

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Já Pensou. Nisso?
O verdadeiro evangelizador tem plena consciência de que ele não atua por suas próprias forças. Também sabe que a missão à qual participa não é uma missão sua ou mesmo humana. Jesus é o grande missionário do Pai e todos nós participamos da tríplice missão de Jesus pela graça do Batismo. Por isso, só podemos produzir frutos para o Reino de Deus, frutos que permanecem para a vida eterna, se estamos unidos a Jesus para participar da sua obra. Se nos separamos de Jesus, deixamos de realizar a obra do Reino para realizar a nossa própria obra, e o resultado disso é o fracasso de todos os nossos esforços.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sexta-feira, 27 de abril de 2018

HOJE É SÁBADO 28 DE ABRIL DE 2018: TEMA DO DIA SÁBADO DA IV SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: VOCÊ NÃO ACREDITA QUE EU ESTOU NO PAI, E QUE O PAI ESTÁ EM MIM? AS PALAVRAS QUE DIGO A VOCÊS É O PAI QUE PERMANECE EM MIM, ELE É QUE REALIZA SUAS OBRAS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado 28 de abril de 2018

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês é o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SÁBADO DA IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 44 No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus. 45 Quando os judeus viram aquela multidão, ficaram cheios de inveja e com blasfêmias se opunham ao que Paulo dizia. 46 Então, com mais coragem ainda, Paulo e Barnabé declaram: «Era preciso anunciar a palavra de Deus, em primeiro lugar para vocês, que são judeus. Porém, como vocês a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, saibam que nós vamos dedicar-nos aos pagãos. 47 Porque é esta a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu coloquei você como luz para as nações, para que leve a salvação até aos extremos da terra. «48 Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso, e começaram a elogiar a palavra do Senhor. E todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. 49 Desse modo, a palavra do Senhor se espalhava por toda a região. 50 No entanto, os judeus instigaram algumas senhoras ricas e piedosas, e também os líderes da cidade; e provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os expulsaram do seu território. 51 Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. 52 Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo: – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 13, 44 – 52

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 97(98), 1. 2 – 3ab. 3cd – 4 (R.3cd)
Reflexão. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. – R.

3. Os confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7 Se vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o conhecem e já o viram. 8 Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» 9 Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. 11 Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. 12 Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. 13 O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 14, 7 – 14

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza suas obras. O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei. Já Pensou. Nisso?
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai, quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e, participar dessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna, que é a participação na vida divina.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quinta-feira, 26 de abril de 2018

HOJE É SEXTA_FEIRA 27 DE ABRIL DE 2018: TEMA DO DIA SEXTA_FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira, 27 de abril de 2018

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu Sou O Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

SEXTA_FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura dos Atos dos Apóstolos: – Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26 Irmãos, descendentes de Abraão e não-judeus que adoram a Deus, esta mensagem de salvação foi enviada para nós. 27 Porque os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que são lidas aos sábados. 28 Embora não encontrassem nenhum motivo para condenar Jesus à morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto. 29 Depois de fazerem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30 Mas Deus o ressuscitou dos mortos, 31 e durante muitos dias ele apareceu àqueles que o acompanharam da Galiléia para Jerusalém. Agora, eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32 Nós anunciamos a vocês este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33 ele a cumpriu plenamente para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no segundo Salmo: Você é o meu filho, eu hoje o gerei. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Atos dos Apóstolos 13, 26 – 33 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 2, 6 - 7. 8 – 9. 10 – 11 (R. 7)
REFLEXÃO: Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1. Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei! O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! – R.

2. Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila! – R.

3. E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João: – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 Jesus continuou dizendo: «Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim. 2 Existem muitas moradas na casa de meu Pai. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, porque vou preparar um lugar para vocês. 3 E quando eu for e lhes tiver preparado um lugar, voltarei e levarei vocês comigo, para que onde eu estiver, estejam vocês também. 4 E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.» 5 Tomé disse a Jesus: «Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?» 6 Jesus respondeu: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 14, 1 – 6

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: E para onde eu vou vocês já conhecem o caminho. Tomé disse a Jesus: Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho? Jesus respondeu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Já Pensou. Nisso?
Jesus está prestes a concluir a missão para a qual foi enviado pelo Pai e sabe que a sua presença histórica no meio dos homens está perto do fim. Por isso, ele inicia a preparação dos apóstolos para que reconheçam a sua nova forma de ser presença na vida das pessoas, assim como para receberem o Espírito Santo e serem conduzidos por ele na sua missão evangelizadora. Jesus inicia esta preparação mostrando aos discípulos que ele jamais os abandonará, mas irá preparar um lugar para onde ele mesmo conduzirá todas as pessoas que ele ama a fim de conviverem eternamente com ele.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!