sexta-feira, 30 de setembro de 2016

HOJE É SÁBADO 01 DE OUTUBRO DE 2016: TEMA DO DIA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: FICAI ALEGRES PORQUE VOSSOS NOMES ESTÃO ESCRITOS NO CÉU.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado, 01 de outubro de 2016

Tema do Dia

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM
S. JERÔNIMO, PRESB. DR, MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Livro de Jó: 1 Então Jó respondeu ao Senhor: 2 «Eu reconheço que tudo podes e que nenhum dos teus projetos fica sem realização. 3 Tu disseste: ‘Quem é esse que escurece os meus projetos com palavras sem sentido?’ Pois bem! Eu falei, sem entender, de maravilhas que superam a minha compreensão. 5 Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, os meus olhos te vêem. 6 Por isso, eu me retrato e me arrependo, sobre o pó e a cinza».12 E Javé abençoou a Jó, mais ainda do que antes. Ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Teve sete filhos e três filhas: 14 a primeira chamava-se Rola, a segunda Cássia e a terceira Azeviche. 15 Em toda a terra não havia mulheres mais belas do que as filhas de Jó. E o seu pai repartiu a herança entre elas e os irmãos delas. 16 Depois disso, Jó viveu ainda cento e quarenta anos, e conheceu os seus filhos, netos e bisnetos. 17 Depois Jó morreu, velho, em idade avançada. – Palavra do Senhor. Graças a  Deus.
Jó 42, 1 – 3. 5 – 6. 12 – 16 (hebr. 1-3.5-6.12-17)

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 118(119), 66. 71. 75. 91. 125. 130 (R 135a)
REFLEXÃO: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo E ensinai-me vossas leis e mandamentos.

1. Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! – R.

2. Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade! – R.

3. Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor! – R.

4. Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem! – R.

5. Sou vosso servo: concedei-me inteligência, para que eu possa compreender vossa Aliança! – R.

6. Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo. 17 Os setenta e dois voltaram muito alegres, dizendo: «Senhor, até os demônios obedecem a nós por causa do teu nome.» 18 Jesus respondeu: «Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago. 19 Vejam: eu dei a vocês o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo, e nada poderá fazer mal a vocês. 20 Contudo, não se alegrem porque os maus espíritos obedecem a vocês; antes, fiquem alegres porque os nomes de vocês estão escritos no céu. 21 Nessa hora, Jesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. 23 E Jesus voltou-se para os discípulos, e lhes disse em particular: «Felizes os olhos que vêem o que vocês vêem. 24 Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 10, 17 – 24

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. «Felizes os olhos que vêem o que vocês vêem. Pois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver o que vocês estão vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» Já Pensou. Nisso?
Muitas vezes, podemos perguntar: por que as pessoas mais simples e humildes recebem com maior facilidade a mensagem do evangelho do que as sábias e inteligentes? A resposta, à luz do evangelho de hoje, parece fácil: é porque Deus revela as coisas a elas e as esconde aos sábios e inteligentes. Será que foi exatamente isso que Jesus quis dizer? Parece que não, pois nos mostraria um Deus injusto, que faz distinção de pessoas. Para os inteligentes e sábios, que confiam nos próprios conhecimentos, a abertura aos mistérios da fé é algo de primitivo e irracional e, com isso, o mistério fica oculto a eles, não porque Deus escondeu, mas porque eles se recusam a ver. Os simples e humildes submetem a inteligência à fé e Deus pode, assim, lhes revelar seus mistérios.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

HOJE É SEXTA-FEIRA 30 DE SETEMBRO DE 2016: TEMA DO DIA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: QUEM ME REJEITA, REJEITA AQUELE QUE ME ENVIOU.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sexta-feira 30 de setembro de 2016

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM
S. JERÔNIMO, PRESBDR, MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Livro de Jó: 1 Então o Senhor, do meio da tempestade, respondeu a Jó e disse: 12 Alguma vez em sua vida você deu ordens para o amanhecer, ou marcou um lugar para a aurora, 13 a fim de que ela agarre as bordas da terra, e dela sacuda os injustos? 14 Por acaso você deu ordens à terra para ela se transformar como argila debaixo do sinete e se tingir como vestido, 15 negando luz para os injustos e quebrando o braço que ameaça golpear? 16 Você já chegou até as fontes do mar, ou passeou pelas profundezas do oceano? 17 Já mostraram a você as portas da morte, ou por acaso você já viu os portais das sombras? 18 Você examinou a extensão da terra? Se você sabe tudo isso, me diga. 19 Por onde se vai até a casa da luz, e onde é que vivem as trevas, 20 para que você as leve ao território delas e lhes ensine o caminho para casa? 21 Certamente você sabe disso tudo, pois já então havia nascido e já viveu muitíssimos anos. 3 Então Jó respondeu o Senhor: 4 «Eu me sinto arrasado. O que posso replicar? Vou tapar a boca com a mão. 5 Falei uma vez e não insistirei; falei duas vezes, e não vou acrescentar mais nada». – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jó 38, 1. 12 – 21; 40, 3 – 5

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje. 

Salmo Responsório: 138(139), 1 – 3. 7 - 8. 9 - 10. 13-14ab (R. 24b)
REFLEXÃO: Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1. Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos. – R.

2. Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente. – R.

3. Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra. – R.

4. Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas - Naquele tempo, disse Jesus: 13 Ai de você, Corazin! Ai de você, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no meio de vocês, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14 Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura que vocês. 15 Ai de você, Cafarnaum! Será erguida até o céu? Será jogada no inferno, isso sim! 16 Quem escuta vocês, escuta a mim, e quem rejeita vocês, rejeita a mim; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 10, 13 – 16

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Ai de você, Cafarnaum! Será erguida até o céu? Será jogada no inferno, isso sim! Quem escuta vocês, escuta a mim, e quem rejeita vocês, rejeita a mim; Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. Já Pensou. Nisso?
Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

HOJE É QUINTA-FEIRA 29 DE SETEMBRO DE 2016: TEMA DO DIA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: EU LHES GARANTO: VOCÊS VERÃO O CÉU ABERTO, E OS ANJOS DE DEUS SUBINDO E DESCENDO SOBRE O FILHO DO HOMEM.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quinta-feira 29 de setembro de 2016

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM
 SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS. FESTA
(branco – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura da Profecia de Daniel: 9 Eu continuava olhando: uns tronos foram instalados e um Ancião se assentou, vestido de veste branca como a neve, cabelos claros como a lã. O seu trono era como labaredas de fogo, com rodas de fogo em brasa. 10 Um rio de fogo brotava da frente dele. Milhares e milhares o serviam e milhões estavam às suas ordens. Começou a sessão e os livros foram abertos. 13 Em imagens noturnas tive esta visão: entre as nuvens do céu vinha alguém como um filho de homem. Chegou até perto do Ancião e foi levado à sua presença. 14 Foi-lhe dado poder, glória e reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. O seu poder é um poder eterno, que nunca lhe será tirado. E o seu reino é tal que jamais será destruído. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Daniel 7, 9 – 10. 13 – 14

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 137(138), 1 – 2a. 2bc – 3. 4 – 5 (R. 1c)
REFLEXÃO: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

1. Â Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me. – R.

2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma. – R.

3. Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: Como a glória do Senhor é grandiosa! – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João - Naquele tempo, 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: «Eis aí um israelita verdadeiro, sem falsidade.» 48 Natanael perguntou: «De onde me conheces?» Jesus respondeu: «Antes que Filipe chamasse você, eu o vi quando você estava debaixo da figueira.» 49 Natanael respondeu: «Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!» 50 Jesus disse: «Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No “entanto, você verá coisas maiores do que essas.» 51 E Jesus continuou: «Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São João 1, 47 – 51

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 

Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Você está acreditando só porque eu lhe disse: ‘Vi você debaixo da figueira’? No “entanto, você verá coisas maiores do que essas. Eu lhes garanto: vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Já Pensou. Nisso?
Muitas vezes, nós nos sentimos espantados com o que conhecemos sobre o poder de Deus, mas devemos ter consciência de que de fato devemos nos maravilhar muito mais, uma vez que não conhecemos quase nada sobre este poder. Uma das grandes manifestações do poder de Deus, e que de fato nos faz fascina, é a existência dos anjos, essas criaturas maravilhosas que assistem diante de Deus e sempre estão presentes também nas nossas vidas, como o caso dos arcanjos que festejamos hoje e que têm a sua existência e a sua ação descritas nas Sagradas Escrituras.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

terça-feira, 27 de setembro de 2016

HOJE É QUARTA-FEIRA 28 DE SETEMBRO DE 2016: TEMA DO DIA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM: JESUS DISSE A SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: AS RAPOSAS TÊM TOCAS E OS PÁSSAROS TÊM NINHOS; MAS O FILHO DO HOMEM NÃO TEM ONDE REPOUSAR A CABEÇA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é quarta-feira 28 de setembro de 2016

Tema do Dia

Jesus disse a seus discípulos e a nós: As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM 
(verde – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Livro de Jó: 1 Então Jó respondeu: 2 «Eu sei muito bem que é assim. Como pode um homem ter razão diante de Deus? 3 Se alguém quisesse disputar com Deus, este não lhe responderia uma só vez entre mil. 4 Qual o sábio ou forte que se opôs a ele, e saiu ileso? 5 Ele desloca as montanhas sem que elas percebam e, na sua ira, as arranca do lugar. 6 Ele abala os alicerces da terra, e as colunas dela estremecem. 7 Ele manda que o sol não se levante, e esconde as estrelas. 8 Ele sozinho estende o céu, e caminha sobre as ondas do mar. 9 Ele criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e constelações do Sul. 10 Ele faz prodígios insondáveis e maravilhas sem conta. 11 Ele passa junto a mim, e eu não o vejo. Roça em mim, e eu nem sinto. 12 Se apanha uma presa, quem a tirará dele? Quem poderá dizer-lhe: ‘O que estás fazendo?’ 14 Muito menos eu lhe poderei responder, ou escolher argumentos contra ele. 15 Mesmo que eu tivesse razão, não receberia resposta, e teria que implorar misericórdia ao meu juiz. 16 Mesmo que eu o convocasse e ele me respondesse, não creio que me daria atenção. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jó 9, 1 – 12.  14 – 16

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje. 

Salmo Responsório: 87(88), 10bc – 11. 12 – 13. 14 – 15 (R. 3a)
REFLEXÃO: Chegue a minha oração até a vossa presença!

1. Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? Poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos? – R.

2. No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece? – R.

3. Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? E por que escondeis vossa face de mim? – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo, 57 Enquanto iam andando, alguém no caminho disse a Jesus: «Eu te seguirei para onde quer que fores.» 58 Mas Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.» 59 Jesus disse a outro: «Siga-me.» Esse respondeu: «Deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai.» 60 Jesus respondeu: «Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; mas você, vá anunciar o Reino de Deus.» 61 Outro ainda lhe disse: «Eu te seguirei, Senhor, mas deixa primeiro que eu vá me despedir do pessoal de minha casa.» 62 Mas Jesus lhe respondeu: «Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 9, 57 – 62

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra" 

Jesus disse a seus discípulos e a nós: As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. «Siga-me.» Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus. Já Pensou. Nisso?
Seguir Jesus significa muito mais do que ser um repetidor doutrinário, significa ser capaz de assumir o seu Projeto como algo próprio, ser capaz de olhar para o futuro e visualizar o Reino de Deus, fundamentar a própria existência nesse Reino, fazer da esperança da sua realização o motor propulsor da própria vida e entregar-se de corpo e alma, com tudo o que se é e que se tem na luta em prol da plena realização desse Projeto, renunciando a todas as conquistas humanas obtidas e a todas as formas de segurança que este mundo pode oferecer. É ser totalmente livre de todos os apegos deste mundo para amar a Deus de forma total e exclusiva e fazer desse amor a grande motivação da construção do Reino e a causa da própria felicidade.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!