domingo, 31 de julho de 2016

HOJE É SEGUNDA-FEIRA 01 DE AGOSTO DE 2016: TEMA DO DIA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: SENHOR,MANDA-ME IR AO TEU ENCONTRO, CAMINHANDO SOBRE A ÁGUA.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é segunda-feira 01 de agosto de 2016

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Senhor,manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM
 STO. AFONSO MARIA DE LIGÓRIO BDR, MEMÓRIA
(branco – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 1 Nesse mesmo ano, ao começar o reinado de Sedecias em Judá, no quarto ano, no quinto mês, Hananias, filho de Azur, que era profeta em Gabaon, falou comigo no Templo do Senhor, diante dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo: 2 «Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Quebro o jugo do rei da Babilônia. 3 Dentro de dois anos vou trazer de volta para este lugar todos os objetos do Templo do Senhor que Nabucodonosor, rei da Babilônia, pegou e levou para a Babilônia. “4 Também vou trazer de volta Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, e todos os exilados de Judá levados para a Babilônia - oráculo do Senhor - porque vou quebrar o jugo do rei da Babilônia». 5 Na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava no Templo do Senhor, o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias, 6 dizendo: «Amém! Que assim faça o Senhor. Que o Senhor confirme o que você profetizou, trazendo da Babilônia para cá os objetos do Templo do Senhor e todos os exilados. 7 Entretanto, escute o que eu vou dizer a você e a todo o povo: 8 Os profetas que existiram antes de mim e antes de você, desde os tempos antigos, profetizaram guerra, calamidade e peste para muitos países e reinos poderosos. 9 E quanto ao profeta que prometia felicidade, só quando a sua profecia se realizar é que ele será reconhecido como profeta realmente enviado por o Senhor». 10 Então Hananias pegou a canga que estava no pescoço de Jeremias e a quebrou. 11 Em seguida, falou diante do povo: «Assim diz o Senhor: Desta mesma forma, dentro de dois anos, eu quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que está no pescoço de todas as nações». E o profeta Jeremias foi embora. 12 Depois que Hananias quebrou a canga que estava no pescoço de Jeremias, este recebeu uma palavra do Senhor: 13 «Vá dizer a Hananias o seguinte: Assim diz o Senhor: Você quebrou uma canga de madeira, e eu vou substituí-la por uma canga de ferro. 14 Porque assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: É uma canga de ferro que eu vou colocar no pescoço de todas as nações, para que estejam subjugadas a Nabucodonosor, rei da Babilônia». 15 Em seguida, o profeta Jeremias falou ao profeta Hananias: «Escute-me, Hananias: não foi o Senhor quem mandou você, e você está fazendo esse povo acreditar numa mentira. 16 Por isso, assim diz o Senhor: Mandarei você embora da face da terra; ainda este ano você morrerá, por ter anunciado revolta contra o Senhor». 17 E Hananias morreu nesse mesmo ano, no sétimo mês. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 28, 1 – 17

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 118(119), 29. 43. 79. 80. 95. 102 (68b)
REFLEXÃO: Ensinai-me a fazer vossa vontade!

1. Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! -R.

2. Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos! –R.

3. Que se voltem para mim os que vos temem e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança! -R.

4. Meu coração seja perfeito em vossa lei, e não serei, de modo algum, envergonhado! –R.

5. Espreitam-me os maus para perder-me, mas continuo sempre atento à vossa lei. -R.

6. De vossos julgamentos não me afasto, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. –R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - Depois que a multidão comera até saciar-se, 22 Logo em seguida, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca, e ir na frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despedia as multidões. 23 Logo depois de despedir as multidões, Jesus subiu sozinho ao monte, para rezar. Ao anoitecer, Jesus continuava aí sozinho. 24 A barca, porém, já longe da terra, era batida pelas ondas, porque o vento era contrário. 25 Entre as três e as seis da madrugada, Jesus foi até os discípulos, andando sobre o mar. 26 Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: «É um fantasma!» E gritaram de medo. 27 Jesus, porém, logo lhes disse: «Coragem! Sou eu. “Não tenham medo.» 28 Então Pedro lhe disse: «Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.» 29 Jesus respondeu: «Venha.» Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30 Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: «Senhor, salva-me.» 31 Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: «Homem fraco na fé, por que você duvidou?» 32 Então eles subiram na barca. E o vento parou. 33 Os que estavam na barca se ajoelharam diante de Jesus, dizendo: «De fato, tu és o Filho de Deus.» 34 Acabando de atravessar, desembarcaram em Genesaré. 35 Os homens desse lugar, reconhecendo-os, espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a Jesus todos os doentes, 36 e pediram que pudessem ao menos tocar a barra da roupa dele. E todos os que tocaram, ficaram curados. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 14, 22 – 36

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Venha. Pedro desceu da barca, e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: «Senhor, salva-me. Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: «Homem fraco na fé, por que você duvidou? Pensou. Nisso?
O fato de Jesus caminhar sobre as águas é causa de assombro para os seus discípulos, principalmente porque, segundo o livro de Jó, somente Deus caminha sobre o mar, de modo que este fato revela aos discípulos que estão diante do verdadeiro Deus que se fez homem e está no meio de nós, mas inicialmente a surpresa é tão grande que gera dúvida em seus corações que, depois de serem iluminados pela fé, os levam ao reconhecimento da pessoa divina que está diante dele. Assim também nós, que recebemos muitas graças de Deus, só o reconheceremos quando nossos corações forem iluminados pela fé, de modo que possamos superar o nosso assombro inicial.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sábado, 30 de julho de 2016

HOJE É DOMINGO 31 DE JULHO DE 2016: TEMA DO DIA XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM: DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS E A NÓS: LOUCO! NESTA MESMA NOITE VOCÊ VAI TER QUE DEVOLVER A SUA VIDA. E AS COISAS QUE VOCÊ PREPAROU PARA QUEM VÃO FICAR?

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 31 de julho de 2016

Tema do Dia

Disse Jesus aos seus discípulos e a nós: Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou para quem vão ficar?

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Eclesiastes: 2 Ó suprema fugacidade, diz Coélet, ó suprema fugacidade! Tudo é fugaz! 21 De fato, há quem trabalhe com sabedoria, conhecimento e sucesso. E depois tem que deixar seus bens para outro que com nada se afadigou. Também isso é coisa fugaz e grande mal. 22 Então, que proveito resta para o homem de todo o trabalho e esforço mental com que se afadigou debaixo do sol? 23 Sim, os seus dias todos são dolorosos, a sua tarefa é penosa, e até de noite ele não pode repousar. Também isso é fugaz! – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Eclesiastes 1, 2; 2, 21 – 23 

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao
Pai pelo dia de hoje.
 
Salmo Responsório: 89(90), 3 – 4. 5 – 6. 12 – 13. 14 e 17 (R.1)
REFLEXÃO: Vós fostes ó Senhor, um refúgio para nós.

1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: Voltai ao pó, filhos de Adão! Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou. – R.

2. Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca. -R.

3. Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos! – R.

4. Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. – R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

 Segunda Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
 
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses – Irmãos: 1 Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2 Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 3 Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória. 5 Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. 9 Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, 10 e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. 11 E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Colossenses 3, 1 – 5. 9 – 11

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas – Naquele tempo. 13 Do meio da multidão, alguém disse a Jesus: «Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo.» 14 Jesus respondeu: «Homem, quem foi que me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?» 15 Depois Jesus falou a todos: «Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. “Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens.» 16 E contou-lhes uma parábola: «A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17 E o homem pensou: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18 Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; e neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19 Então poderei dizer a mim mesmo: meu caro, você possui um bom estoque, uma reserva para muitos anos; descanse coma e beba, alegre-se!’ 20 Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou, para quem vão ficar?’ 21 Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus.» – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Lucas 12, 13 – 21

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
Jesus disse aos seus discípulos e a nós: Louco! Nesta mesma noite você vai ter que devolver a sua vida. E as coisas que você preparou para quem vão ficar? Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico para Deus. Já Pensou. Nisso?
Porém, no ano de 2016 temos uma humanidade afundada numa desigualdade maior em toda sua história: 85 pessoas têm uma riqueza equivalente ao patrimônio da metade pobre da humanidade. Um por cento dos mais ricos da população, no ano de 2016, está superando seu próprio recorde patrimonial, ultrapassando a barreira dos 50% da riqueza do mundo: feita com a metade dos bens do mundo (e continua crescendo); a outra metade fica para ser repartida pelo resto dos homens, o 99% da população mundial. É viver para crer.
A palavra de Jesus no Evangelho de hoje não pode ficar reduzida a uma consideração da necessidade pessoal individual de “não ser avaro ou afeito à cobiça”. Hoje a palavra deve ser aplicada também à situação planetária, à estrutura econômica mundial, a um mundo que continua aprofundando suas diferenças, desigualdades, a brecha entre pobres e ricos. Contudo, há os que alimentam receios a respeito do conceito de “pecado estrutura”. A teologia da libertação tem muito claro que o pecado, e as virtudes, podem ser não somente pessoais, individuais, mas também sociais estruturais. Já sabemos que as estruturas “não são pessoas que cometem pecados”, ninguém é tão ingênuo para confundir isso. O que queremos dizer é que o mal, o pecado, com freqüência se corporifica, toma corpo, nas estruturas sociais, do modo a impor a possibilidade e a facilidade para um tipo de atitudes e de atos perversos, pecaminosos, mais além das vontades e das boas intenções pessoais. A proposta cristã é “viver como Jesus”: viver confiados nas mãos do Pai/Mãe Deus, buscando o Reino-utopia como os principais. “Tudo o mais virá por acréscimo”. O verdadeiro enriquecimento é conseguir uma única fortuna: a do amor, o favorecimento da vida, a descentralização de si mesmo em favor da centralização no amor, nas boas obras com os que mais precisam (os pequenos) e os desfavorecidos (Mt 6,19).

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!

sexta-feira, 29 de julho de 2016

HOJE É SÁBADO 30 DE JULHO DE 2016: TEMA DO DIA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM: HERODES MANDOU CORTAR A CABEÇA DE JOÃO. VIERAM OS DISCÍPULOS E FORAM CONTAR TUDO A JESUS.

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. SanÓ bom Jesus ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é sábado 30 de julho de 2016

Tema do Dia

Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os discípulos e foram contar tudo a Jesus.

Ó Deus, que este sacramento da caridade nos inflame em vosso amor, e sempre voltado para o vosso Filho, aprendamos a reconhecê-lo em cada irmão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!

XVII SEMANA DO TEMPO COMUM 
(verde – ofício do dia)

 Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias – Naqueles dias: 11 Então os sacerdotes e os profetas disseram aos chefes e a todo o povo: «Este homem deve ser condenado à morte, pois profetizou contra esta cidade, conforme vocês mesmos ouviram». 12 Jeremias respondeu aos chefes e a todo o povo: «Foi o Senhor quem me mandou profetizar, contra este Templo e contra esta cidade, tudo o que vocês ouviram. 13 Agora, corrijam sua conduta e suas ações; obedeçam o Senhor, o Deus de vocês, o Senhor desistirá das ameaças que proferiu contra vocês. 14 Quanto a mim, eu estou na mão de vocês. Façam de mim o que acharem melhor. 15 Mas fiquem sabendo: se vocês me matarem, estarão jogando a culpa da morte de um inocente sobre vocês mesmos, sobre esta cidade e seus habitantes, pois foi de fato o Senhor quem me ordenou falar para vocês escutarem tudo isso». 16 Os chefes e todo o povo disseram aos sacerdotes e profetas: «Esse homem não deve ser condenado à morte, pois foi em nome do Senhor, o nosso Deus, que ele nos falou». 24 Jeremias, porém, foi protegido por Aicam, filho de Safã, de modo que não foi entregue nas mãos do povo para ser morto. – Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Jeremias 26, 11 – 16. 24

Meu encontro com Deus Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsório: 68(69), 15 – 16. 30 – 31. 33 – 34 (R. Cf. 14)
REFLEXÃO: No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!

1. Retirai-me deste lodo, pois me afundo! Libertai-me, ó Senhor, dos que me odeiam, e salvai-me destas águas tão profundas! Que as águas turbulentas não me arrastem, não me devorem violentos turbilhões, nem a cova feche a boca sobre mim! -R.

2. Pobre de mim sou infeliz e sofredor! Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria! -R.

3. Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver a ciência em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude, o valor inestimável da alma e ver claramente a sua luz, que me indicará o caminho a seguir.

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.

O evangelho do Dia Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus - 1 Naquele tempo, Herodes, governador da Galiléia, ouviu falar da fama de Jesus. 2 Disse então a seus oficiais: «Ele é João Batista, que ressuscitou dos mortos. É “por isso que os poderes agem nesse homem.» 3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, a mulher do seu irmão. 4 Porque João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com ela.» 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo da multidão, porque esta considerava João um profeta. 6 Quando chegou o aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou a Herodes. 7 Então Herodes prometeu com juramento que lhe daria tudo o que ela pedisse. 8 Pressionada pela mãe, ela disse: «Dê-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.» 9 O rei ficou triste, mas por causa do juramento na frente dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela, 10 e mandou cortar a cabeça de João na prisão. 11 Depois a cabeça foi levada num prato, foi entregue à moça, e esta a levou para a sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o cadáver, e o enterraram. Depois foram contar a Jesus o que tinha acontecido. – Palavra da salvação. Glória a Voz Senhor.
São Mateus 14, 1 – 12

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"
 
Herodes queria matar João, mas tinha medo da multidão, porque esta considerava João um profeta: No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades agradou a Herodes. Ele prometeu com juramento que lhe daria o que pedisse, ela disse: Dê-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista. Já Pensou. Nisso?
A vida de João Batista foi sempre a história da ação divina na história da humanidade, mas principalmente a oposição que existe entre os valores do Reino de Deus e os valores que são assumidos e vividos pelas pessoas. Esta oposição aparece desde o início da vida de João, quando Zacarias, no seu cântico, afirma que ele veio para iluminar os que jazem nas trevas. Mas assim como acontece com Jesus, acontece também com João: os que são das trevas não o receberam, de modo que a sua morte foi conseqüência desta contradição. Mas até a sua morte se torna contradição, porque ela acaba por se tornar um testemunho ainda maior da verdadeira vida, que é destinada aos filhos da luz.

Oração: Pai Santo queremos ser discípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos que o seu salário fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amem.

Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!