INVOCAÇÕES Espírito de Cristo de Cristo, santificai-me. ‘Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me.’ Sangue de Cristo inebriai-me. ‘Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me.’ Ó bom Jesus, ouvi-me. Nas VOSSAS chagas escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.
Hoje é domingo, 04 de dezembro de 2011
Tema do Dia
INDIREITAI AS ESTRADAS DO SENHOR!
Oração: Eu seguro minha mão na sua, uno meu coração ao seu, Para que juntos, possamos fazer aquilo que sozinho não consigo. Conceda-me Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que podem e Sabedoria para distinguir uma das outras. Por Jesus Cristo, vosso Filho, e Nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amem!
II DO ADVENTO
(roxo, creio, prefácio do advento I - II semana do saltério)
Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja, que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
Leitura do livro do profeta Isaías - 1 Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês. 2 Falem ao coração de Jerusalém, gritem para ela que já se completou o tempo da sua escravidão, que o seu crime já foi perdoado, que ela já recebeu da mão de Javé o castigo em dobro por todos os seus pecados. 3 Uma voz grita: «Abram no deserto um caminho para Javé; na região da terra seca, aplainem uma estrada para o nosso Deus. 4 Que todo vale seja aterrado, e todo monte e colina sejam nivelados; que o terreno acidentado se transforme em planície, e as elevações em lugar plano. 5 Então se revelará a glória de Javé, e todo o mundo junto a verá, pois assim falou a boca de Javé». 9 Suba a um monte alto, mensageira de Sião; levante bem alto a sua voz, mensageira de Jerusalém. Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: ‘Aqui está o Deus de vocês!’ 10 Vejam: o Senhor Javé chega com poder, e com seu braço ele detém o governo. Ele traz consigo o prêmio, e seus troféus o precedem. “11 Como um pastor, ele cuida do rebanho, e com seu braço o reúne; leva os cordeirinhos no colo e guia mansamente as ovelhas que amamentam». - Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Isaías 40, 1 - 5. 9 – 11
Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 84(85), 9 – 10. 11 – 12. 13 – 14 (R.8)
REFRÃO: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!
1. Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele. Sim, sua salvação está bem perto dos que o temem, de sorte que sua glória retornará à nossa terra. - R.
3. Enfim, o Senhor nos dará seus benefícios, e nossa terra produzirá seu fruto. A justiça caminhará diante dele, e a felicidade lhe seguirá os passos. - R.
Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.
Hoje eu vou experimentar e viver o entendimento em minha vida!!! Ó
Espírito Santo conceda-me o dom do Entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina na Santa Religião.
Segunda leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.
II Pedro 3, 8 – 14
Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós. É bom lembrar que ser cristão consiste, fundamentalmente, em promover a solidariedade, a misericórdia e a justiça, em compreender que a vida do ser humano é o bem mais valioso e sagrado que existe. O cristão de coração é aquele que ama a Deus, ama os seus irmãos que são templos dele e procura servir a Deus no serviço aos irmãos e irmãs, na valorização da pessoa humana e promoção da sua dignidade. O cristão de coração fala pouco e nem sempre sabe falar bonito, mas ama muito, é solidário, generoso e fraterno.
O evangelho do Dia: Queremos,
estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho
Marcos 1, 1 – 8
No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia.
"Reflexão da Palavra"
Endireitai as estradas do Senhor. Nos tempos em que o profeta Isaias escreve, o povo de Israel está no exílio da Babilônia e é iminente um possível retorno à terra de Israel. Israel alenta seu povo dizendo-lhe já havia cumprido a pena por suas culpas, satisfação conseguida por meio da escravidão e dos trabalhos forçados, vividos na Babilônia. Agora virá um mensageiro, que não é nominado pelo escritor, proclamando que todo monte seja rebaixado, aterrado, aplainado, para construir um caminho para o nosso Deus que regressa triunfante a Jerusalém, conduzindo seu povo como em outro tempo o fez com os israelitas ao sair do Egito.
O escritor aproveitou um costume da época, segundo a qual quando um rei ganhava uma guerra ou uma batalha eram realizados caminhos cerimoniais nos quais se celebrava o triunfo do rei sobre seus inimigos. Assim mesmo Javé é o Senhor, o Deus de Israel que retorna glorioso triunfante a Jerusalém por um caminho preparado para ele. O mensageiro anuncia a todo o povo esta noticia, noticia de esperança e de alegria para a comunidade que vivia marginalizado e explorado. Os evangelistas associaram a este mensageiro que prepara o retorno de Javé com o de João Batista.
O Salmo canta a esperança do povo desterrado que agora retorna. Eles se perguntam até quando Deus estará distante deles e a resposta é unânime: ele mos naqueles que lhe são fieis. Nesse dia Javé se fará presente. A justiça e a paz reinarão e as colheitas que não produziram o esperado, prosperarão. É um hino a Deus compassivo que agora retorna para sua terra para fazê-la frutificar. É a espera e a esperança em um futuro melhor.
A segunda leitura da carta de Pedro nos situa dentro do debate sobre o dia da segunda vinda do Senhor. A comunidade para a qual está dirigida a carta de Pedro se perguntava quando seria esse dia em que Jesus Cristo ressuscitado voltaria. A convicção era de que ele voltaria logo, porém o tempo passava e ele não retornava.
O apóstolo responde dizendo que o Senhor não estava retardando no cumprimento das promessas como eles estavam supondo, mas que usa da paciência dos homens querendo que todos cheguem à salvação, porque um dia é como mil anos e mil anos como um dia para o Senhor. Nesse dia serão inaugurados um novo céu e uma nova terra. O que nos resta é o esforço para sermos encontrados em paz ante ele e esta deve ser uma atitude permanente, pois não sabemos o dia em que ele virá.
Pedro anima a comunidade impaciente a esperar e mais que uma espera, a viver esperançadamente em um futuro melhor. Não nega que haja problemas na comunidade (divisões, perseguições), porém o que deve nos identificar como cristãos é a confiança em um futuro melhor.
O evangelho de Marcos centra-se na pregação de João Batista. Nele se cumpre a profecia de Malaquias, segundo a qual vira um mensageiro diante do Messias (que seria Elias), e do profeta Isaias que expressa a missão do precursor em preparar o caminho daquele que há de vir. João proclamava um batismo de conversão, que era sinal do perdão dos pecados e que implicava o compromisso de mudança de vida.
Pregava um castigo iminente de Deus e ante essa ameaça devíamos reconhecer pecadores, débeis, falhos, e que por isso o batismo era expressão de uma real mudança de vida e não somente um simples rito. Essa pregação era muito aceita pelo povo de Jerusalém e da Judéia, especialmente pelos mais pobres (logo mais os evangelistas nos dirão que os fariseus e o doutores da lei, pessoas importantes, não acreditaram nele).
João tem como característica uma vestimenta e uma dieta especiais, que significava sua dimensão profética. Veste-se dessa forma porque as tradições da época identificavam os profetas com essas características. A vinda iminente de quem vai batizar no Espírito é a esperança que o grupo de seguidores de João carrega em seu coração.
Como vemos a liturgia de hoje nos convida à esperança, a crer que em meio às dificuldades, das perseguições, das realidades mais duras da vida, é possível um futuro melhor, porque o Senhor é fiel àqueles que assuem os valores da verdade, da justiça e da fraternidade. Como cristãos somos convidados à esperança, encontrada em Jesus, sobretudo neste tempo de espera alegre da sua natividade, espera de um novo mundo. Que nossa esperança saiba dar testemunho diante do mundo com a proposta de que é possível um futuro melhor, em meio às difíceis condições de nossa realidade.
Oração: Deus, nosso Pai, nós te pedimos: ajuda-nos a compreender que a melhor maneira de nos preparar para a celebração do nascimento de Jesus é preparar e aplainar os caminhos que podem fazer chegar à nossa sociedade a Justiça e a Paz que ele anunciou. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Oração: Pais Santos queremos ser dissípulos missionários, terra boa e dar frutos para o Teu Reino de Amor. Nós Te pedimos Senhor que fosse aceito por todos nós a Palavra de Jesus; que nos ensines a cultivá-la com carinho e dedicação; e que nos ajudes na sua partilha com os irmãos. Pelo mesmo Jesus, Teu Filho e nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém...
Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!








